Gerenciamento de Riscos é a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos para a identificação, análise, avaliação, comunicação e controle de risco.
Ela tem como objetivo fundamental prevenir a ocorrência eventos adversos, que por sua vez venham a causar impacto à segurança do paciente, do profissional de saúde, bem como ao patrimônio da instituição.
Existem diversas técnicas e modelos para identificação dos riscos e a mais utilizadas atualmente são:
- Análise de Modos de Falhas (FMEA).
- Analise de Causa Raiz (RCA).
- Diagrama de Ishikawa.
- 5W2H.
Dicas TecHealth
• O processo de aplicação do Gerenciamento de Risco é multidisciplinar e é necessário apoio de todos setores envolvidos;
• Sempre procure as normas técnicas para embasamento;
• Elabore fluxogramas e sequências de atividades, isso irá ajudar a ver todo o processo;
• A qualidade das informações dos serviços de Engenharia Clínica é essencial para as atividades do Gerenciamento de Risco.
Quer conhecer mais sobre equipamentos médicos? Visite a página dos equipamentos e veja todos as suas informações técnicas, além de fotos e dos contatos dos revendedores na sua região.
Victor Casanas é engenheiro eletricista com especialização em engenharia clínica e trabalha como supervisor de manutenção na Engenharia Clínica do Hospital Geral Roberto Santos em Salvador-BA.